Qual a máquina ideal? Caseira ou Industrial?
Postado em 04 de julho de 2019 por Aline Aleixo
Uma das maiores dúvidas de quem está querendo uma máquina para costurar é “Qual máquina devo comprar?”. Nesse artigo iremos tirar algumas duvidas. Antes precisamos tocar em alguns pontos importantes.
Pontos a serem analisados
Primeiramente você deve se peguntas, para qual finalidade preciso de uma máquina de costura? uma maquina Industrial ou Domestica? por quanto tempo passarei trabalhando na máquina? Qual tipo de máquina?
Os tipos e qualidade das maquinas variam das mais básicas, utilizadas para remendar, até as completas, criadas para costurar várias camadas de materiais.
Maquina industrial
São utilizadas para grandes produções, mais rápidas, resistentes e trabalhando por horas consecutiva.
Maquina Doméstica/Caseira (básica ou complexa)
Possui a mesma qualidade de costura industrial, porem a máquina domestica não dá tanta produtividade e o ponto é mais devagar.
Peso
Quanto menor, melhor, principalmente para quem irá utilizar a máquina algumas vezes, ocasionalmente, irão guardar a máquina e tirarão sempre que for utilizar, no entanto para que já tem experiência esse tipo de máquina será utilizado como máquina portátil, portanto utilizando mais as maquina maiores.
Pontos
Os pontos mais uteis estão presentes em maquinas com cerca de 30 pontos, geralmente o restante é apenas decorativo.
Tipos de pontos importantes, por exemplo, pontos duplos que exige duas agulhas para reforçar, corrido, ziguezague, etc, esses pontos são costuras básicas incluindo as de reforço. Para reforço de calça jeans, por exemplo, necessitando várias passadas, para acelerar este processo você pode precisar de uma máquina overlock.
Acima de tudo, é importante não se deixar levar por números de pontos e variações, fazendo assim comprar uma máquina muito cara, fique atento para a utilidade dos pontos, se você não vai utilizar certos pontos, podendo assim ser descartados, com pontos ziguezague, corrido e reverso, será possível costurar bastante.
Velocidade
Há velocidades mais rápidas e lentas variam de acordo com a habilidade e nível do usuário.
As máquinas industriais são bem mais rápidas que as caseiras, pois são prontas e ideais para a produção. Mas, elas não são as mais indicadas para quem quer iniciar na costura, certamente para iniciantes a caseira é a melhor opção.
Tecido
Costurar tecidos pesados com maquinas leves irá estragar a agulha, caso está planejando costurar jeans e outros tecidos que sejam mais pesados, precisará ir além das maquina leves.
Lâmpadas
Uma boa iluminação é sempre importante, o que não costuma está presente nas maquinas básicas.
Ciclo (Trabalho)
Maquinas muito baratas devem ser evitadas, para aqueles que pretendem trabalhar mais de 1 vez por semana, com maquinas leves e baratas, em uso continuo, podem superaquecer, se desgastar, podendo ser evitado com pausas, porém não é indicado.
Capa dura para a máquina
Maquinas básicas vem com esta capa, às vezes nenhuma, ela afasta poeira, evitando a manutenção continua e protegendo a máquina caso viaje com ela.
Manutenção
Certas máquinas exigem limpeza e lubrificação semanal ou manutenção a cada uso. portanto é importante pesquisar se a máquina escolhida possui assistência técnica próxima e se as peças podem ser encontradas facilmente caso ocorra algum problema.
Investimento
Lembre-se, se planeja maquinas muito baratas, um bom investimento são as maquinas de plásticos, mas não se comparam à melhores, maquinas conhecidas tendem a ser mais cara porem valem o investimento.
Acessórios
Acessórios aumentam o custo, como bobinas, óleo, giz para tecido, chaves de fenda, tesouras linhas etc, no entanto, nem sempre é o caso. Os acessórios mais importantes incluem o pé calcador.
Precisa fazer uma pesquisa de valores e marcas de maquinas? clique aqui e veja uma pesquisa realizada pelo nossa equipe, para comprar a máquina ideal para você ou sua empresa!
Possui alguma duvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe nos comentários abaixo.