Ciclo de Tendências: Como funciona?
Postado em 17 de outubro de 2019 por Aline Aleixo
A moda é composta de ciclos de tendências subpostos, em busca de um novo. A moda, assim como a morte, renova a sociedade, destrói e cria o novo.
Toda peça sofre um ciclo. Hoje vou explicar como funciona um ciclo de tendências!
Apesar do mercado da moda operar com dois lançamentos principais por ano, o outono/inverno e primavera/verão a maioria das tendências estão além dos seis meses da cada estação.
Atualmente muitas dos lançamentos sofrem pequenas modificações entre um desfile e outro. Para ficar mais alinhadas com o estilo de vida do consumidor, tirando o foco dos ditames da indústria.
Os consumidores de hoje estão mais conscientes e querem ter orgulho de suas compras duradouras. Pensando no sustentável.
A indústria da moda consiste em quatro fases. A primeira envolve a pesquisa, um processo que é executado por estilistas junto com os caçadores de tendências.
Nisso inclui pesquisa de campo, comportamento dos consumidores, cartela de cores, de tecidos, estampas…
O segundo estágio é a apresentação das informações ao público, que decide se irá ou não consumir a peça tendência.
O terceiro estágio é a divulgação e a venda do produto. Aqui ele alcança o pico máximo de visualização e é a hora de lucrar com isso.
O último é a saturação e o declínio, onde todas as pessoas já aderiram e estão em busca de uma nova tendência. E assim o ciclo recomeça.