Visual Merchandising: conceito, importância e dicas
Postado em 11 de outubro de 2018 por Aline Aleixo
O profissional de visual merchandising precisa atrair o consumidor com sugestões visuais. As lojas e vitrines são planejadas por eles através de iluminação, cores, disposição dos produtos, espaço, tecnologias. Podem ser contratados para montar lojas físicas e lojas online.
Ele desenvolve conceitos criativos, artísticos e originais sobre o design da loja. A função exige também uma percepção comercial, já que precisa divulgar novos produtos e manter as características da marca. Por precisar estar em sintonia com o restante das lojas, os merchandising exigem uma boa comunicação e trabalho em equipe.
O Visual Merchandising dentro do Marketing
O Visual Merchandising – é uma ferramenta dentro do Merchandising, e o Merchandising é uma ferramenta do qual se utiliza o Marketing de uma empresa.
Marketing – É o conjunto de ações que buscam satisfazer as necessidades do cliente, de forma mais eficaz que a concorrência, com maior participação de mercado e foco nos resultados.
Dentro do Marketing existem algumas ações como: Propaganda (Rádio e TV), Publicidade (Folders, banners, outdoor), Promoção de vendas, Vendas pessoais, Relações públicas, Design, inclusive o Merchandising.
A importância do Visual Merchandising para uma empresa
O Merchandising é uma das ações mais importantes dentro do Marketing pois tem como objetivo a exposição e apresentação dos produtos de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de Marketing.
A maioria das pessoas é muito visual, ficam antenadas ao que está em evidência e se tiver a sua frente algo atrativo como um local bem estruturado com coisas bem expostas e que merecem maior atenção, certamente ficarão mais envolvidos e passarão a frequentar o local, consumir e a divulgar se o atendimento for bom, por isso a importância do Visual Merchandising para as empresas em geral e ainda mais fortemente na área da Moda onde as roupas e acessórios precisam ser mostradas de maneira criativa.
Estratégias usadas por um profissional de Visual Merchandising
A exposição de cada produto deve estar de acordo com a coleção e a tendência da estação e nesse ponto o Visual Merchandising é um elemento muito importante para a que as vendas sejam lucrativas e a Marca seja divulgada positivamente, conseguindo alcançar mais degraus para o seu crescimento.
O trabalho do visual merchandising vai muito além de expor adequadamente produtos, precisam usar estratégias que prendam e fidelizem o consumidor a marca, por exemplo, o cheiro que você sente ao entrar em uma loja de roupas foi pensado por ele, a iluminação, as cores, tudo foi feito para que o consumidor sinta-se bem e vontade de comprar até mais do que imaginava inicialmente, se o ambiente for agradável com certeza nas suas próximas compras é naquela marca que ele vai pensar e naquela loja que ele vai voltar.